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Conquistar profissionais engajados e comprometidos com grandes resultados da empresa é, sem dúvida, a busca constante de muitos líderes e organizações. Por isso, é fundamental que os gestores façam, regularmente, uma avaliação de desempenho para avaliar se os comportamentos, atividades e resultados estão de acordo com as expectativas da organização.

Existem diversas ferramentas que podem ajudar no processo de avaliação de desempenho de colaboradores. Conheça algumas dessas técnicas e saiba como avaliar a performance de um funcionário:

1 – Coaching Assessment: O Coaching Assessment é uma poderosa ferramenta de avaliação comportamental, que fornece uma análise assertiva e precisa sobre o perfil comportamental de cada colaborador da organização. Este Coaching permite avaliar comportamentos em momentos de pressão e desafios, identificar pontos fortes e que precisam de melhoria, estilo de liderança, e outros inúmeros aspectos importantes para a avaliação de desempenho.

2 – Feedback: Muito eficiente para avaliar profissionais e equipes, essa ferramenta fornece feedback por meio de 3 passos: o primeiro é fazer um elogio verdadeiro sempre com foco no positivo, como “Você fez o melhor que pôde naquela situação”; o segundo passo é realizar o feedback dando uma sugestão de melhoria, como “Se você tomar essa decisão x, será que poderá aumentar seus resultados?”. Por último, o terceiro passo conclui o feedback construindo uma ponte ao futuro com foco no positivo: “Parabéns! Continue sempre assim e você conquistará grandes resultados”.

Esta técnica é essencial para avaliar não só o desempenho, mas também para estimular o colaborador a produzir mais. Isso porque, ao começar elogiando e finalizando com um feedback positivo, você cria receptividade e evita que comportamentos sabotadores sejam repetidos pelo profissional, garantindo também o clima organizacional.

3 – Avaliação 360º: Esta é, sem dúvida, uma das principais ferramentas de avaliação de desempenho utilizadas atualmente. Ela é altamente eficaz para profissionais, equipes, gestores e líderes, pois fornece a oportunidade de avaliar a si mesmo e outros colaboradores analisando comportamentos, objetivos, além de promover crescimento e aprendizagem contínua por meio de um feedback genuíno e construtivo.

4 – Orientação para resultados: Esta é outra poderosa e excelente ferramenta para avaliar o desempenho por meio de um plano de ação executado com base em nove perguntas: “O que?”, “Quem?”, “Quando?”, “Onde?”, “Por quê?”, “Como?”, “Quanto custará?”. Com este plano de ação, o profissional pode fazer um planejamento de suas ações, com prazos e datas. Após concluído, será possível avaliar se os resultados saíram conforme planejado.

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